Atualização

Se você está atualizando o termo de compromisso ou contrato de um estágio no qual já trabalha, esta é a sua página


Aviso importante:

Para permitir um melhor controle dos muitos processos de cadastro que são realizados a cada semestre, o encaminhamento e a aprovação do cadastro de estágios tornou-se completamente digital.

A COE centraliza as solicitações apenas nesta página. Não deixe documentos de estágio na secretaria do curso e não solicite nem entregue documentos de estágio por outros meios. Isso não vai agilizar o seu processo e pode inclusive inviabilizá-lo.

Caso seja necessária alguma comunicação adicional ou solicitação de documento, ela será feita por meio do e-mail institucional, coe@cauufpr.arq.br.



O que você precisa fazer para solicitar modificação no termo de compromisso ou contrato de estágio:

1: Obtenha o termo aditivo do contrato de estágio

Se você pretende mudar alguma coisa que consta do seu termo de compromisso ou contrato de estágio, vai precisar formalizar as modificações contratuais com um documento chamado termo aditivo. Essas modificações podem ser mudança de modalidade (de não obrigatório para obrigatório ou vice-versa), ampliação de prazo de contratação (até o limite estabelecido no Manual de Estágio da UFPR), substituição de supervisão do estágio, alteração de regime de trabalho (carga horária ou horário), etc. Um único termo aditivo pode conter várias modificações.

Embora sejam documentos diferentes, o padrão que o termo aditivo segue deve ser o mesmo utilizado no termo de compromisso ou contrato de estágio original. Portanto, há três opções possíveis para você emiti-lo:

1) Se a organização contratante possuir um modelo próprio de termo aditivo, você deve pedir para ela emitir documento.

2) Se a organização contratante possuir convênio com uma agência de estágios (por exemplo, CIEE, IEL, etc.), ela vai fornecer o termo aditivo preenchido ou então dará instruções para você preenche-lo no site da própria agência de estágios.

3) Caso a organização contratante não possua um modelo próprio de termo aditivo e nem tenha convênio com agência de estágios, você utilizará o modelo de termo aditivo no padrão da UFPR que é disponibilizado no site da Prograd.

Atenção: se o padrão dos documentos for diferente, por exemplo, um contrato de estágio no padrão do CIEE e um termo aditivo no padrão da UFPR, a Prograd não aceitará fazer o cadastro do termo aditivo.


2: Lembre-se de algumas informações importantes:

Tudo que for mudar no seu contrato original precisa continuar seguindo as determinações do Manual de Estágio da UFPR. Algumas modificações exigem atenção extra:

1) Se você está mudando a modalidade do estágio, precisa apresentar relatório(s) de estágio cobrindo todo o período, desde o início do estágio até a data na qual o termo aditivo passará a valer. Você pode mandar este(s) relatórios, já assinados por você e a empresa, junto com o termo de compromisso. Algumas organizações contratantes preferem encerrar o contrato atual e fazer um novo para a nova modalidade de estágio. Verifique isso antes de fazer o termo aditivo.

2) Se você está fazendo estágio não obrigatório e quer mudar para obrigatório, precisa estar com a matrícula na disciplina TA142 confirmada. Veja as instruções da página Regulamento.


3. Confira o termo aditivo:

Tanto a responsabilidade pela correção das informações do termo aditivo como o interesse na rapidez do processo de cadastro são seus. Evite contratempos e as idas e vindas do processo que ocorrem quando as informações não estão corretas verificando cuidadosamente as informações do documento.


4. Colete as assinaturas do termo aditivo:

Com o termo aditivo pronto e conferido, é hora de coletar as assinaturas necessárias. O trâmite deste documento na UFPR será inteiramente digital, por isso, se você recebeu um documento com várias vias (de igual teor), utilize apenas uma delas.

Assine o termo aditivo e colete as assinaturas de todas as pessoas da organização contratante cujos nomes ou cargos constem nele. Serão no mínimo duas assinaturas da organização contratante: a de quem fará a supervisão e a de quem é responsável pela organização. Alguns termos aditivos exigem também a assinatura de alguém do departamento de contratos ou de recursos humanos.

Se uma mesma pessoa for responsável por mais de uma função, como, por exemplo, a dona da empresa também ser a supervisora do estágio, essa pessoa deverá assinar em cada campo do termo de compromisso ou contrato de estágio.

As assinaturas podem ser feitas diretamente no arquivo digital (PDF) ou então em papel mesmo. Se algum dos campos de assinatura exigir carimbo e a pessoa da organização contratante não tiver (afinal, estamos no século 21 e ninguém mais tem carimbo), peça para ela escrever o nome com letras de forma abaixo da assinatura.

NÃO SOLICITE AS ASSINATURAS DA PROGRAD, DA COORDENAÇÃO DO CURSO E NEM DA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO (DOCENTE). Encaminhe os documentos sem essas assinaturas, porque elas serão coletadas pela própria COE, na sequência do processo. Pode parecer que você vai facilitar ou agilizar o processo solicitando essas assinaturas previamente, mas na verdade é o contrário: isso geralmente perturba o processo. Siga rigorosamente as instruções da COE para agilizar a aprovação do seu estágio.


5. Identifique quais documentos precisam ser encaminhados:

Independentemente da modalidade do estágio, é necessário encaminhar uma via do termo aditivo (não mande mais de uma via);

Se o seu estágio for contratado por profissional liberal e não empresa, e apenas se a pessoa que supervisiona o estágio tiver mudado, além do termo aditivo, você vai precisar encaminhar uma cópia frente e verso do documento que comprove a filiação dela a um conselho profissional (como a carteira do CAU ou do CREA, por exemplo);

Se você está mudando a modalidade de estágio para obrigatório, e se você já tiver solicitado matrícula mas ela ainda não aparece no SIGA, vai precisar também de uma declaração da coordenação do curso que comprove a matrícula.

Se o seu estágio for não obrigatório e você já está nos dois semestres finais do curso, é bem provável que a Prograd solicite uma declaração da sua provável data de formatura. Você deve pedir essa declaração à coordenação do curso.


6. Verifique e/ou digitalize os documentos:

O(s) documento(s) que você vai encaminhar à COE precisam ser digitais. Para cada um deles, certifique-se que:

  • TODAS as partes do documento foram incluídas na digitalização. Não são aceitos documentos incompletos;

  • A resolução não seja muito baixa. Não são aceitos documentos ilegíveis;

  • O tamanho do arquivo não seja muito grande (ou seja, com resolução muito alta);

  • Haja iluminação suficiente caso você vá fotografar o(s) documento(s);

  • O documento contenha apenas uma via. Se você recebeu um documento com mais de uma, salve apenas uma delas;

  • O documento foi salvo em formato A4;

  • O documento seja salvo em formato PDF. Não são aceitos documentos em outro formato.

Se um mesmo documento tiver mais de uma página (e não mais de uma via), todas elas devem fazer parte de um único arquivo. Não envie páginas do termo aditivo em arquivos separados.

Cada documento diferente deve estar em um arquivo próprio. Não coloque no mesmo documento o termo aditivo e a declaração de matrícula, por exemplo.


7. Encaminhe os documentos:

Clique aqui para abrir o formulário de solicitação.

A resposta da sua solicitação será enviada por e-mail em aproximadamente três dias úteis. Lembre-se, as modificações do termo de compromisso só terão valor depois de aprovadas pela Prograd, com a emissão de um documento chamado Deferimento do Cadastro. Enquanto você não receber este documento, o cadastro do seu termo aditivo ainda não foi realizado.