Encerramento

Se você está concluindo um estágio ou uma fase dele, esta é a sua página


Aviso importante:

Para permitir um melhor controle dos muitos processos de cadastro que são realizados a cada semestre, o encaminhamento e a aprovação do cadastro de estágios tornou-se completamente digital. 

A COE centraliza as solicitações apenas nesta página. Não deixe documentos de estágio na secretaria do curso e não solicite nem entregue documentos de estágio por outros meios. Isso não vai agilizar o seu processo e pode inclusive inviabilizá-lo.

Caso seja necessária alguma comunicação adicional ou solicitação de documento, ela será feita por meio do e-mail institucional, coe@cauufpr.arq.br.



O que você precisa fazer para solicitar o encerramento de um estágio:

1. Emita e preencha o relatório de estágio

Todo estágio, obrigatório ou não obrigatório, precisa ser finalizado com um documento chamado relatório de estágio. Isso não é opcional. O modelo do relatório final pode variar conforme a organização contratante, assim como ocorre com o termo de compromisso ou contrato de estágio. Há três alternativas:

1) Se a organização contratante possuir um modelo próprio de relatório de estágio, você deve pedir para ela emiti-lo.

2) Se a organização contratante possuir convênio com uma agência de estágios (por exemplo, CIEE, IEL, etc.), ela vai fornecer o relatório de estágio ou então dará instruções para você preenchê-lo no site da própria agência de estágios.

3) Caso a organização contratante não possua um modelo próprio de relatório de estágio e nem tenha convênio com agência de estágios, você utilizará o modelo de relatório de estágio no padrão da UFPR que disponibilizado no site da Prograd

Parte do relatório de estágio será preenchida por você, e outra parte pela pessoa que fez a supervisão do seu trabalho. Alguns modelos de relatório têm uma página para cada relatório (o seu e de quem a supervisão), enquanto outros têm apenas uma página. Siga as instruções que constam no documento para fazer o preenchimento.

Importante: a pessoa que vai assinar o relatório de estágio como sua supervisora deve ser a mesma que assinou o termo de compromisso ou contrato de estágio original, ou então o último termo aditivo. Se a pessoa que fez a supervisão do seu estágio mudou entre o último documento cadastrado e o relatório de estágio, a empresa vai ter que esclarecer isso através de um comunicado oficial.


2. Verifique a necessidade de emitir um termo de rescisão

Se o seu estágio foi interrompido antes da data final previamente estabelecida (no termo de compromisso, no contrato de estágio ou no termo aditivo), você vai precisar de um documento adicional chamado termo de rescisão. Nessa situação, sem a aprovação do cadastro da rescisão pela Prograd, você não vai conseguir cadastrar um novo estágio, porque o contrato anterior continua valendo até a data final previamente estabelecida.

Assim como o relatório de estágio, o modelo do termo de rescisão pode variar conforme a organização contratante. Há três alternativas: 

1) Se a organização contratante possuir um modelo próprio de termo de rescisão, você deve pedir para ela emiti-lo.

2) Se a organização contratante possuir convênio com uma agência de estágios (por exemplo, CIEE, IEL, etc.), ela vai fornecer o termo de rescisão ou então dará instruções para você preenchê-lo no site da própria agência de estágios.

3) Caso a organização contratante não possua um modelo próprio de termo de rescisão e nem tenha convênio com agência de estágios, você utilizará o modelo de termo de rescisão padrão da UFPR que disponibilizado no site da Prograd

Se o seu estágio está encerrando na data final previamente estabelecida, você não precisa de um termo de rescisão.


3. Verifique a necessidade de emitir uma ficha de avaliação 

A ficha de avaliação é um documento DIFERENTE do relatório de estágio. Ela é utilizada para solicitar a emissão do certificado de horas de estágio.  Para fazer com que as horas de estágio contem como horas formativas, você precisa apresentar esse certificado emitido pela Prograd para a Comissão de Atividades Formativas do nosso curso, nos períodos determinados por ela. NENHUM RELATÓRIO DE ESTÁGIO, MESMO QUE ASSINADO PELA COE E CADASTRADO PELA PROGRAD, SERVE PARA COMPROVAR HORAS FORMATIVAS. A função do relatório final é oficializar a conclusão do estágio junto à universidade e/ou agência de estágio. Se você quiser comprovar horas formativas, faça, além do relatório final do estágio, a ficha de avaliação. Se você não precisa comprovar horas formativas, não precisa emitir a ficha de avaliação.

Para calcular o total de horas estagiadas, caso a organização contratante não faça isso automaticamente, utilize a ferramenta Calculadora de Dias Úteis. Insira as datas de início e fim, verifique a quantidade de dias úteis entre elas e multiplique pela carga horária diária que consta no termo de compromisso ou contrato de estágio original. Se você fez termo aditivo mudando a carga horária, vai precisar considerar períodos de cargas horárias diferentes separadamente.

Estágios obrigatórios não dão direito a certificado de horas. Eles dão origem à uma avaliação na disciplina TA142 (ou seja, a sua nota nessa disciplina). As 180 horas mínimas do estágio obrigatório não podem ser contabilizadas como horas formativas. Por isso, você só precisa emitir uma ficha de avaliação caso o seu estágio tenha sido não obrigatório.

Caso você tenha modificado a modalidade do estágio e feito dois tipos de estágio no mesmo contrato (obrigatório e não obrigatório), preencha a ficha de avaliação com a data total do contrato. A Prograd vai excluir desse período os dias de estágio obrigatório, se houver.

A ficha de avaliação só existe no padrão da UFPR e só pode ser emitida no site da Prograd. Mesmo que a organização contratante utilize modelos diferentes para os outros documentos, a ficha de avaliação vai ser sempre no padrão da UFPR.


4. Colete as assinaturas do relatório de estágio e demais documentos

Em geral os documentos de encerramento de estágio precisam ser assinados por você e por quem fez a supervisão do seu estágio. Se os documentos tiverem campos exigindo assinatura de mais pessoas da organização contratante, providencie também.

As assinaturas podem ser feitas diretamente no arquivo digital (PDF) ou então em papel mesmo. Se algum dos campos de assinatura exigir carimbo e a pessoa da organização contratante não tiver (afinal, estamos no século 21 e ninguém mais tem carimbo), peça para ela escrever o nome com letras de forma abaixo da assinatura. 

NÃO SOLICITE AS ASSINATURAS DA PROGRAD, DA COORDENAÇÃO DO CURSO E NEM DA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO (DOCENTE). Encaminhe os documentos sem essas assinaturas, porque elas serão coletadas pela própria COE, na sequência do processo. Pode parecer que você vai facilitar ou agilizar o processo solicitando essas assinaturas previamente, mas na verdade é o contrário: isso geralmente perturba o processo. Siga rigorosamente as instruções da COE para agilizar a aprovação do seu estágio.


5. Verifique e/ou digitalize os documentos

O(s) documento(s) que você vai encaminhar à COE precisam ser digitais. Para cada um deles, certifique-se que:

Se um mesmo documento tiver mais de uma página (e não mais de uma via), todas elas devem fazer parte de um único arquivo. Isso acontece muito com relatórios do CIEE, que tem duas partes, mas são o mesmo documento. Não envie páginas do mesmo relatório em arquivos diferentes.

Cada documento diferente deve estar em um arquivo próprio. Não coloque no mesmo documento o termo de compromisso ou contrato de estágio e a declaração de matrícula, por exemplo.


6. Encaminhe os documentos

Clique aqui para abrir o formulário de solicitação.

A resposta da sua solicitação será enviada por e-mail em aproximadamente três dias úteis. Relatórios de estágio que são contratados via agência de estágio (como CIEE, IEL, etc.) são devolvidos pela COE assinados, para você apresentar à agência de estágio. Relatórios no padrão da UFPR não são devolvidos assinados, porque eles só precisam ser entregues à COE mesmo.